quarta-feira, 4 de novembro de 2009

• Austrália •


A Austrália, oficialmente Comunidade da Austrália, é um país do hemisfério sul, que compreende a área continental ("continente australiano") da Oceania, a Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timormar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a IndonésiaTimor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.












Transportes

Seja de carro, trem, ônibus, ou avião. A quantidade de opcões, e coisas para fazer ou conhecer é tão grande, que só será limitada por seu tempo disponível e dinheiro no bolso.A infra-estrutura básica para o viajante funciona perfeitamente em todos os sentidos. Não existem problemas para se consequir hospedagem, combustível, comida, ou auxílio médico na maioria das localidades e vilarejos. Existem acomodações de todos os tipos para todos os bolsos, todas com excelentes instalações, conforto e higiene.








Aluguel de Carros

Existem dezenas de locadoras de carros na Australia com preços diferentes para aluguel diário ou semanal. Por quanto mais tempo se aluga, menor é o preço da diária.Os alugueis começam a partir de A$ 30 por dia ( carro popular) se você alugar por uma semana. O seguro pode ou não estar incluido no preço, por isso, sempre é bom perguntar. Pergunte tambem se o seguro é "Comprehensive" ( "Total").Muitas locadoras de porte médio ou grande, permitem que se peque o carro em uma cidade, e o entreque em outra sem acréscimo.


Dinheiro

A moeda australiana é decimal, tendo o dólar australiano como unidade básica (100 centavos eqüivalem a um dólar). Existem notas de $100, $50, $20, $10, $5 e moedas de 5c, 10c, 50c, $1, $2.
Existem casas de câmbio em todos os aeroportos internacionais da Austrália. A troca de moeda estrangeira ou cheques de viagem é efetuada com rapidez e facilidade na maioria dos bancos.








Caçador de Crocodilos


Em Beerwah, na Sunshine Coast, você não pode deixar de conhecer o Australia Zoo, onde trabalhava Steve Irwin o famoso "Caçador de Crocodilos", o mesmo que sempre assistíamos em documentários especiais sobre a vida selvagem da Austrália - falecido em de 2006 vítima de ferroada de uma arraia. Todos que visitarem o zoológico poderão conhecer vários animais selvagens, desde pássaros, cobras, cangurus e koalas.O zoológico abriga mais de 750 animais em uma área de 50 acres, sendo internacionalmente reconhecido e ganhador de um grande prêmio de turismo.


Bondi Beach

A praia de Bondi, é considerada como a mais famosa da Austrália, sendo uma das principais atrações turísticas de Sydney.
Embora sua beleza natural não seja tão impressionante como a de outras praias de Sydney, como Palm Beach ou mesmo a vizinha Bronte Beach, sua longa história e papel no desenvolvimento da cidade, além dos inúmeros cafés, restaurantes, bares, clubes, e hotéis localizados próximos à orla da praia, justificam sua fama na Austrália e no mundo.Muitos brasileiros vivem na região, a maioria estudantes ou turistas temporariamente na Austrália, atraídos por toda a badalação e clima praiano de Bondi.

Gold Coast

A Gold Coast é um dos maiores centros turísticos na Australia, e também tem as melhores atrações para os que gostam de gastar adrenalina.
O único limite que existe, realmente é quanto dinheiro se tem no bolso para gastar, ou decidir se a diversão será na terra, no ar, ou no mar. Se gostar de Kart, dirija um Super Kart num circuito Le Mans de 700 m, ou ainda um com motor de 2 tempos. Mas se você quiser sair dando tiros, pode-se atirar com 5 armas diferentes usando munição real.Agora se o seu coração for forte, experimente pular de uma altura equivalente a 14 andares amarrado por um elástico.


Visto

Voce precisará de um visto para viajar para a Austrália, emitido pelo Departamento de Imigração.Para saber como adquirir o visto entre no site da embaixada www.embaixada-australia.org.br ou telefone (011) 3849-6281, se você está em Sidney ligue para 231-4444 para informações.


Eletricidade

A corrente elétrica na Austrália é 240/250 Volts, AC 5OHz. As tomadas têm três saídas, dependendo do país de origem do turista, será necessário um adaptador. Tomadas universais para barbeadores de 240V ou 110V são encontrados nos principais hotéis. 

Geografia

Austrália é a sexta maior nação do mundo em área.



Com uma área de aproximadamente 7.7 milhões km2 este país vem em sexto lugar, logo após Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil. É o mais plano dos continentes, e, depois da Antárctica, o mais seco, ainda que tenha extremos, em termos de clima e topografia.


Possui florestas tropicais e imensas planícies ao Norte, montanhas com neves no Sudeste, deserto no centro do país e áreas de cultivo férteis, a Leste, Sul e Sudoeste.


Cerca de um terço do país se encontra na área tropical. A Austrália tem uma costa marítima de 36,735km - se fosse possível dirigir sem parar, ao longo de toda a costa, a uma velocidade de 60 km/h, levaríamos cerca de 24 dias para completar a viagem.




O Estado de Queensland, na parte nordeste da Austrália, vai dos trópicos às áreas mais temperadas. O topo - Cape York - é o ponto extremo norte do continente (latitude 10°41'S), e a cidade mais ao norte do país é Thursday Island.


Austrália , Papua Nova Guiné, Nova Zelândia e um grande número de ilhas e arquipélagos dispersos pelo Oceano Pacífico, por convenção agrupados em Melanésia, Micronésia e Polinésia, formam o continente Oceania, o menor continente de todo o mundo.


Austrália corresponde a 90% da área de todo o continente, sendo o sexto país do mundo em área, possuindo a mesma área que os Estados Unidos, não considerando o Alasca, ou o dobro do tamanho da Europa, excluindo a Rússia.





A elevação média é de menos de 300 metros - a média do planeta é de 700 metros. Os Alpes Australianos, localizados a sudeste do país, são as terras mais altas, culminadas pelo Monte Kosciusko (2.228 metros).
Mais de um quinto da massa terrestre da Austrália constitui um deserto, e mais de dois terços são classificadas como árida ou semi-árida, não sendo adequadas para se viver. É importante considerar ainda que este é o único continente sem atividade vulcânica - a última erupção aconteceu há cerca de 1.400 anos, no Monte Gambier.



As regiões mais frias estão nas terras altas da Tasmânia e no sudeste do país. A temperatura mais alta já registrada foi 53°C (127°F) em Cloncurry, Queensland em 1889.
A Austrália é um país democrático, um dos países mais urbanizados do mundo, com uma população de mais de 17 milhões de habitantes – cerca de 70% de sua população residem nas 10 maiores cidades australianas, concentradas ao longo da costa leste e no sudoeste do continente.








O estilo de vida na Austrália reflete sua principal origem, a européia, mas é também uma sociedade multicultural, que inclui cerca de 5 milhões de imigrantes de quase 200 países (metade vinda de países de lingua não inglesa). De cada 10 australianos, 4 são imigrantes ou pertencem à primeira geração filhos de imigrantes.
O isolamento do território australiano, sem contato com outros países ou continentes, por cerca de 55 milhões de anos, favoreceu o aparecimento de um santuário para a flora e a fauna. Existem cerca de 280 espécies de mamíferos, sendo metade deles da família dos marsupiais, muitos deles encontrados unicamente na Austrália. 



Clima


Um terço, ao Norte da Austrália, se encontra nos trópicos - é quente ou morno durante todo o ano. O resto do país se encontra ao sul dos trópicos e é caracterizado por verões quentes e invernos bastante frios.
No inverno, várias partes da área ao sul do país têm geadas - mas os "Alpes" australianos e o interior da Tasmânia são as únicas áreas onde as temperaturas permanecem abaixo de zero por mais de um dia, continuamente.
A Austrália recebe a maior parte de sua umidade através de chuvas. Neva somente na Tasmânia e nos Alpes australianos. Cerca de um terço do país é deserto, e recebe menos de 25 centímetros de chuva por ano. Os desertos são muito estéreis, até mesmo para uso de pastagens de animais domésticos. A maior parte do resto do território australiano tem menos de 51 centímetros anuais de chuva. Poucas colheitas podem ser plantadas, nestas regiões, sem um próprio sistema de irrigação. A maior precipitação de chuva está presente ao longo das costas Norte, Leste, Sudeste e extremo Sudoeste.
A costa Leste de Queensland é a área com maior índice de precipitação de chuva, com alguns lugares ao longo recebendo até 381 centímetros de chuva por ano. Partes da costa Sudeste e da Tasmânia são as únicas áreas que recebem quantidade uniforme de chuva durante todo o ano.






As Estações


Estando localizada ao Sul do Equador, a Austrália possui estações opostas às do Hemisfério Norte. A parte sul do país possui as quatro estações bem distintas. O inverno, a mais molhada e fria estação do ano, dura de Junho a Agosto. Verão, a mais quente e seca estação, vai de dezembro a fevereiro.
O norte tropical possui apenas duas estações, a das chuvas e a das secas. A estação das chuvas corresponde ao verão, começando em Novembro e indo até Abril. A estação seca, correspondente ao inverno, dura de maio a outubro.
A estação da chuva traz tempestades violentas, especialmente no Norte da Austrália. Em 1974, por exemplo, um cliclone quase destruiu a cidade de Darwin. Enchentes ocorrem em grande parte do território australiano durante a estação das chuvas, porém as longas secas são os maiores problemas climáticos. Toda a área da Austrália tem, anualmente, problemas derivados de secas prolongadas.
Campanhas governamentais de preservação de água procuram evitar que as secas causem danos mais sérios. Porém, quando o país experimenta longos períodos de pouca chuva, tais secas podem provocar severa falta de água.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

© 2009Oceania | by TNB